Saturday, July 29, 2006

A resistência à frustração

Este post é inspirado em diversas vivências minhas que fazem ter a seguinte opinião:
As pessoas hoje em dia, têm muito menos resistência à frustração.
Acho que vivemos na era do facilitismo, onde tudo nos é dado de forma muito mais rápida. Assim sendo com o acesso à informação muito mais rápido, deparamo-nos com inumeras dificuldade de fixação e escolha.
Ou seja, queremos tudo e não queremos nada, antigamente fazia-se grandes esforços para se conseguir qualquer coisa consequentemente dava-se muito mais valor a essas coisas.
Toda esta inconstância e este facilitismo leva a que quando nos aparece uma contrariedade reagimos com muito menos paciência.
Assim, quando vemos um miudo a chorar, vemos primeiro os pais a deixarem o menino abusar até ao momento em que se passam e lhe dão um estaladão.
Outro exemplo, de esta atitudes que os pais têm para não se chatear é o evitar o papel do mau. Vê-se cada vez mais os pais a resistirem a fazer o papel do mau, porque quem faz de mau é que fica mal visto.
E isto, na minha opinião, é péssimo. Ser mau é algo que tem de existir. Dizer: "vai já fazer isto" , é algo que educa.
Ainda no outro dia contaram-me de um miudo que fez uma birra no médico, porque não queria por a espatula de madeira na boca. O miudo (virou-se, lol) à saida disse para a mãe: "eu tinha dito que não queria pôr a espátula na boca" e a mãe vai e responde: "pronto para a próxima a mãe diz ao médico e o médico não põe."
Esta situação é ridicula, o filho tava a mandar na mãe e a mãe nem explicou porque é que ele tinha de pôr aquilo na boca e desautorizou o médico como se o médico é que fosse o mau.
Não gosto de dizer que antigamente é que estava certo ou errado, eu acho é que estamos a entrar noutro extremo.
Penso que a culpa não é nossa, é desta situação que puxa a todos para terem esta atitude, até os mais idosos que viveram a outra época.
Assusta-me e quero ver qual vai ser o resultado destas educações e destes caminhos, cá estarei para viver e quem sabe para contar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home